Caso deseje entrar em contato com privacidade criptográfica usando meios não seguros, como por exemplo o Twitter, é possível utilizar ferramentas online temporárias para cifrar o texto com eficiência.

Primeiro acesse o site: https://codref.org/tools/pgp/

Na área à esquerda PGP Public Key, no campo Select or search PGP key, escolha a opção Search on public keyserver e procure pelo email (camarilharachada [arroba] stronzi.org) ou pelo identificação numérica (fingerprint sem espaços):

55542D1CB687165C5AD1E06A8BD658439FEF06A7B

Ao encontrar, selecione o resultado e clique em Add. Se quiser salvar no navegador para reutilizar sem necessitar buscar novamente clique no botão logo abaixo da chave, Save on browser.

Abaixo escolha a aba Encrypt. Uma caixa de texto aparecerá com o título Plain. Escreva sua mensagem nesta caixa. A seguir pressione o botão abaixo dela, Encrypt. A aba da caixa mudará de Plain para Encrypted e a caixa agora estará com a mensagem cifrada com a chave que selecionamos anteriormente.

Copie esse texto embaralhado que aparece, cole no chat/DM do twitter/etc e envie.

FIM ;)

Como receber respostas cifradas também?

Para que uma resposta também seja enviada de forma cifrada para você, é necessário criar par de chaves pessoais sua. Idealmente você deve utilizar um aplicativo específico para isso. No entanto, é possível criar uma versão improvisada na mesma ferramenta online que utilizamos. O risco é de, talvez, posteriormente você não conseguir ler mais mensagens antigas cifradas com essa chave, caso as duas partes dela não sejam salvas corretamente em alguma pasta segura.

Para criar uma chave própria improvisada, selecione a aba na parte inferior, Key management. Escolha um nome e um email (se necessário pode ser fictício, desde que siga o formato [email protected]). No campo expire (seconds), escolha um prazo de validade para sua chave em segundos (1 hora: 86400 segundos; 1 semana: 604800 segundos; 1 mês: 2678400 segundos). Adicione uma senha no campo password. Clique no botão Generate new key pair.

As duas caixas na área superior serão preenchidas automaticamente com códigos diferentes, referente às duas partes do par. Do lado esquerdo, descrito como pgp PUBLIC key está a chave que você deve enviar junto de sua mensagem para que seja possível que te respondam de forma cifrada também. Você deve clicar no botão Save on browser para mantê-la salva no navegador e facilitar o resgate posterior, e também diretamente como um arquivo em uma pasta usando o botão Download, ou copiar e salvar em um arquivo de texto usando o botão Copy. Não esqueça de anotar que se trata da chave pública, a chave PÚBLICA é distribuída publicamente para que possam ser cifradas mensagens para você.

Do lado direito, na caixa descrita como pgp PRIVATE key está a sua chave pessoal e secreta, você deve copiá-la com o botão Copy e colar em um arquivo, ou simplesmente pressionar o botão Download para salvá-la diretamente em alguma pasta. Sem ela é impossível desembaralhar mensagens enviadas a você. NUNCA ENVIE ESSA CHAVE PRIVADA PARA NINGUÉM, ela é usada apenas para desembaralhar suas mensagens. Se você não estiver usando um computador público ou compartilhado, pode clicar no botão Save on browser para acessá-la diretamente nesta ferramenta online.

Ao receber uma resposta com mensagem cifrada, acesse o mesmo site e, com ambos os lados public e private preenchidos respectivamente com as suas chaves, você deve escolher a aba abaixo, Decrypt. Cole a mensagem embaralhada e clique no botão Decrypt. Sua mensagem será desembaralhada.